UM CONVITE PARA NÃO CRER NO GÊNESIS

INTRODUÇÃO


E
m 27 de outubro o Papa Francisco afirmou publicamente para a imprensa internacional que os cristãos não deveriam interpretar como literal o relato da criação descrita na Bíblia no livro de Gênesis do capítulo 1 ao 3. Ele também declarou que a teoria do Big Bang não contraria o princípio da criação, mas exige que haja um Criador, e que que isso se deu por amor não sendo portanto uma obra do caos. Quanto a teoria da evolução, o Pontífice disse que Deus criou os seres vivo mas os permitiu evoluir respeitando as leis naturais da biologia. O que esta declaração, que surpreendeu o mundo pode nos mostrar? Qual o objetivo dessa declaração? Será mesmo que o Deus da Bíblia não criou o mundo como está relatado nas Escrituras?



ECUMENISMO

Um dos possíveis motivos no qual o Papa deu esta declaração, na Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, seja a união. Não é de hoje que sabemos os esforços da Igreja Católica em unir as multidões em uma fé comum, respeitando as leis de Roma. Vemos diante de nossos olhos movimentos tanto por parte do catolicismo quanto do protestantismo para que haja uma união entre estas instituições e isso se dá também para com pessoas agnósticas e descrentes na existência de Deus, só que para elas Deus deixa claro em Sua Palavra em Romanos 1:20-2320Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificam como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 22e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis”. Neste texto vemos que mesmo sabendo da existência de um Deus Todo-Poderoso e vendo o Seu poder manifestado nas coisas criadas, eles (os descrentes no poder de Deus) preferem colocar o Senhor no mesmo patamar do homem e dos animais, como se Deus não tem poder para fazer tais coisas, assim diz no texto observado, “obscurecendo o coração insensato”, sendo assim “indesculpáveis”. Achando que são sábios mas na verdade são loucos! Em Lucas 1:37 (NTLH) vemos que “Porque para Deus nada é impossível”. O próprio Cristo disse em Mateus 19:26 que “[...] Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível”.

O objetivo da Igreja de Roma é unir o máximo de pessoas de todos os lados para formar uma única fé e doutrina religiosa, porém que desacredita na força e no poder do Criador. Além da união ecumênica que a igreja busca, há ainda uma segunda possibilidade de tal declaração, e que não deixa de estar ligada ao ecumenismo.


SÁBADO vs. DOMINGO

Uma segunda causa, é preparar o mundo para receber como dia de adoração o primeiro dia da semana ao invés do sábado, e assim dar-se início ao selamento, dos que recebem a marca da Besta guardando o domingo. Veja o que Ellen White declara: “Não conseguimos ver como a igreja católica poderá desembaraçar-se da acusação de idolatria. [...] E essa é a religião que os protestantes estão começando a encarar com tanto agrado e que finalmente se unirá com o protestantismo. Essa união não será, porém, efetuada por uma mudança no catolicismo, pois Roma não muda. Ela declara possuir infalibilidade. É o protestantismo que mudará. A adoção de ideias liberais, de sua parte, o conduzirá ao ponto em que possa apertar a mão do catolicismo” (Review and Herald, 1º de junho de 1886) (Eventos Finais, p. 78). Diz ainda: “Os protestantes lançarão toda a sua influência e poder ao lado do papado; por um ato nacional impondo o falso sábado, eles darão vida e vigor à corrompida fé de Roma, avivando sua tirania e opressão da consciência (Maranata, o Senhor Vem, p. 177. 1893) (Eventos Finais, p. 77). Quando a igreja de Roma com suas filosofias liberais, entre elas a falsa ideia de um Deus criador mas que não tem poder de criar o mundo em seis dias literais de 24 horas, se unir ao protestantismo dos Estados Unidos em um ato ecumênico, forçaram através de um poder religioso restaurado, o catolicismo medieval, para que os legisladores americanos baixem um decreto dominical, anulando o sábado e seu significado, de reconhecer e adorar o Deus Criador.

Mas como a falta de reconhecimento do ato de Deus relatado na Bíblia fará tudo isso? Simples. Não há como guardar o sábado sem crer no Deus Criador, que conforme o relato bíblico, criaste tudo em seis dias e ao sétimo dia veio a descansar, abençoar e santificar o dia que chamou de sábado! Eu mesmo, a mais de um ano e meio, não cria no que a Bíblia dizia para explicar a origem de tudo. Eu procurava na falsa ciência achar as respostas. Me encantava com desenhos e imagens, as aulas de ciências no ensino fundamental e posteriormente de biologia no ensino médio, fora além das reportagens e quadros especiais veiculados na TV sobre a origem do universo através de uma grande explosão, na formação do sistema solar e de nosso planeta, do surgimento da vida e seu lento desenvolvimento evolutivo ao longo de bilhões de anos até formar as mais diversas formas de vida que vemos hoje. Porém ao ver um programa de TV, que ao invés de falar de evolução falava de um Deus criador, aceitei primeiramente a verdade sobre o sábado. É irrefutável desafiar a verdade sobre o quarto mandamento da lei do Senhor, assim eu aceitei aquela mensagem e, posteriormente, ao estudar a Bíblia eu vi que não havia possibilidade de prestar adoração a Deus através do santo sábado e continuar a desafiar e subestimar o poder de Deus, teimando em não crer que além de Salvador, primeiro, Deus é o Criador.

Consegue ver como é importante o livro de Gênesis para a guarda do quarto mandamento? João 4:23 relata que Deus procura pessoas que O adorem em espírito e em verdade, a mesma mensagem que o primeiro anjo traz para o tempo do fim em Apocalipse 14:6, 7, tempo este que vivemos, para nos voltar ao nosso Criador se queremos ser salvos, sem deixar de obedecer seus mandamentos. Aqueles que aceitarem o engano de achar que Deus não criou o mundo em seis dias literais e descansou ao sétimo dia, não conseguirão achar razão para guardar a lei do sábado, porque os que guardam o sábado aceitam que Deus é Seu Criador. Assim diz o mandamento: Êxodo 20:11 - “Porque, em seis dias, fez o Senhor os Céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou, o dia de sábado e o santificou”.


DERRUBANDO DOUTRINAS



            Outro problema que é causado pela falta de fé na criação bíblica está relacionado a diversas outras doutrinas que estão sendo cada vez mais desprezadas ou deturpadas. Um exemplo é o casamento. A Bíblia nos diz que logo após de criar Adão e Eva, Deus instituiu o matrimônio. Gênesis 2:24 - “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Esta foi a ordem dada logo ao criar Eva e apresenta-la a Adão. Veja que Jesus confirma sua crença na criação através da doutrina do casamento citando o verso de Gênesis: Mateus 19:4-6 - 4Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher 5e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? 6De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Para um mundo cada vez mais mergulhado na iniquidade em que se está deixando de lado as relações naturais entre homens e mulheres, a falta de conhecimento e de aceitar a vontade de Deus revelada na criação está tornando em algo banal a união de um homem com uma mulher, e quando isso ocorre, é grande o desafio de manter a união, pois a ignorância quanto à vontade divina está fazendo com que os casais venham a separar-se ainda, se possível, na lua de mel. Veja o que Paulo diz logo após o primeiro texto que lemos neste sermão quando falava ele sobre a descrença no Deus Criador: Romanos 1:26, 2726Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamando mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro”.

            Também temos a questão de mordomia. A única forma além do sábado de reconhecer que Deus é o criador, é através da devolução do dízimo e das ofertas, mas é claro que não é esse o principal objetivo de se fazer a vontade de Deus na administração dos bens e na entrega daquilo que é devido ao Senhor. Porém, se eu me recuso em crer num Deus criador, eu posso afirmar que a casa em que moro é minha. Posso dizer que o dinheiro que tenho e todo o mantimento de minha casa eu consegui pelo meu próprio esforço, porém Deus nos fala nos seguintes textos: Salmo 24:1“Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”. Salmo 50:10, 11 - “Pois são meus todos os animais do bosque e as alimárias aos milhares sobre as montanhas. Conheço todas as aves dos montes, e são meus todos os animais que pulam no campo”. Ageu 2:8“Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exército”. Na criação, também Deus disse a Adão que ele teria de trabalhar para que a terra desse algo para ele, pois antes do pecado tudo Deus lhe dera sem a necessidade de trabalhar pesado para obter o seu sustento (Gênesis 3:17-19 NTLH). Se assim for, em não crer no Criador, em vão é devolvido os dízimos e ofertas.

            Se Deus não foi nosso Criador e não teve o cuidado de ajeitar cada detalhe de sua obra, não temos porque também aceitar suas orientações quanto a alimentação em Levítico 11 para o bem de nossa saúde. Também, se não compreendemos a forma como Deus deu vida aos seres vivos, em especial ao ser humano, na criação, também não temos como nos opor aos que acreditam na posteridade da vida mesmo na morte do corpo físico. Veja quantas doutrinas ligadas com a criação. Ela é a base de tudo que cremos. Não é à toa que está descrita nas primeiras páginas da Bíblia, por ser a base doutrinária de nossa fé.


SALVAÇÃO

            Porém, acima da necessidade de crer em nosso Deus como Criador para guardar o sábado e assim não cair no engano de receber a marca da Besta, e também para aceitar a vontade de Deus a respeito da vida conjugal e ainda com a minha adoração ao devolver meus dízimos e ofertas, além na crença em outras tantas doutrinas, acima de tudo isso, se eu não crer no que a Bíblia mostra sobre a criação, eu não tenho como aceitar que Deus me ama!

            É através do Gênesis que sabemos como Satanás enganou o primeiro casal, trazendo desgraça, sofrimento e morte ao nosso planeta, e é lá também que descobrimos que Deus comprou briga com o Diabo para que não fossemos entregues ao lago de fogo. Se Deus não criou o homem à sua imagem e semelhança e não lhe provou a fé ao colocar uma árvore literal que era proibida comer, sendo que Adão e Eva desobedeceram a Deus e comeram do fruto dessa árvore permitindo a entrada do pecado na humanidade, em vão foi o maior ato de amor demonstrado por Jesus na cruz. Cristo se entregou a morte para concertar o estrago que foi feito no Éden por Adão e Eva. Veja o que Paulo fala a respeito: Romanos 5: 12, 18-19 - 12Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. [...] 18Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. 19Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos”. E ainda diz em Romanos 6:23“porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Se a declaração do Papa estiver certa, que explicação tem ele para justificar o que Jesus fez? Porque então existe pecado neste mundo? Porque Deus criou os seres vivos permitindo sua evolução se esses mesmos seres vivos continuam sendo vulneráveis à morte? Que evolução há nisso?


OS DIZERES DOS HOMENS

             Bem que Pedro, o mesmo a quem o Papa diz representar, escreveu na Palavra em Atos 5:29 que “antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. Não devemos dar ouvidos ao que os homens que não estiveram no princípio têm a dizer de forma tão soberba que o universo e a vida não se deram como relatado na Bíblia. Nem ele e nem nós temos como provar quem está certos através das evidências, e digo “também” porque os cientistas céticos não tem como comprovar suas teorias através da ciência! O método científico consiste em observar, analisar e experimentar para provar uma teoria ou hipótese, e eu sei disso pois sou aluno do 6º semestre de ciências biológicas. Apenas nos resta observar as evidências e procurar ter fé na Palavra de Deus e experimentar de forma individual as bênçãos que Deus nos dá através da Sua criação. Não adiantará nada eu falar para alguém acreditar que Deus é o criador e que as coisas se deram como está nas Escrituras se o ouvinte não permitir que Deus lhe prove de forma pessoal e individualmente que Ele é o Deus dos Exércitos, Reis dos reis, Senhor dos Senhores, o Deus Todo-Poderoso, Criador do céu, da terra, do mar e de tudo o que neles há, e que mesmo com todo o Seu poder, se permitiu que nós puséssemos as mãos nele para O crucificar neste mundo em trevas, muito diferente do Céu onde reina.

Experimente, permita que Deus lhe mostra quem Ele é, e abra os olhos e veja o amor de Deus desenhado nas asas das borboletas, no cantar dos pássaros, nas folhas das árvores, da cores e cheiros das flores, do frescor da brisa no fim da tarde, no encanto da lua iluminando a noite, no resplendor do sol aquecendo o dia e alimentando as plantas e da perfeição que é nosso planeta permitindo a existência de vida. Tenha fé, Deus te criou e também te salvou!

LUCAS ALESSANDRO MACIEL DE CARVALHO
Secretário da IASD Central de Santo Ângelo – RS
Missão Ocidental Sul-Rio-Grandense (MOSR)
União Sul Brasileira (USB)
Escrito em 13 de dezembro de 2014 e pregado em 17 de dezembro de 2014.

Sugestão de hinos do Hinário Adventista: 001, 005 ou 034.
Sugestão de mensagem musical: Aquele Outro Dia - Daniel Lüdtke

Comentários

Postagens mais visitadas